domingo, 25 de outubro de 2009

Paixão virtual ... Dus Infernu e Franca Basquete


Não é só para as arquibancadas do Ginásio do Póli que o Franca Basquete consegue atrair um grande número de torcedores. A paixão pelo clube também está no mundo virtual. Atualmente, os admiradores do basquetebol francano podem receber as novidades do dia a dia do clube e saber resultados de jogos via mundo virtual. Depois do Orkut (leia texto ao lado), a nova mania dos torcedores para seguir os passos do time é o Twitter.

Para quem ainda não conhece, o Twitter é um microblog criado no ano de 2006 pelo norte-americano Jack Dorsey. No site, o internauta pode postar pequenas mensagens, que devem ser compostas por até 140 caracteres.

Atualmente, o perfil não oficial do Franca Basquete (www.twitter.com/ francabasquete) possui 250 pessoas registradas, como são chamados os followers ou seguidores. O endereço foi criado em junho deste ano pelo publicitário Renato Rosa de Faria. "Não tenho nenhuma ligação com a diretoria do Franca Basquete. Criei o Twitter porque sou apaixonado pelo time e acompanho todos os jogos no Ginásio do Póli". É ele quem posta informações sobre jogadores, resultados de partidas e qualquer notícia envolvendo o clube.

A ideia é expandir a novidade. "Em breve vou procurar os dirigentes do time para propor uma parceria", disse o internauta. Curiosamente, ele é neto do ex-jogador de futebol Antônio Justino de Figueiredo Rosa, o "Tonho Rosa", considerado uma estrela eterna entre os que já defenderam o futebol da Francana.

Os torcedores do basquete ainda podem utilizar outro endereço no Twitter para saber informações sobre o time. Com a mesma intenção, o clube também possui registro no site de relacionamentos e posta notícias sobre a modalidade. O oficial possui 82 seguidores e pode ser acessado pelo endereço www.twitter.com/vivofrancabc. Para atrair followers, a diretoria do Franca Basquete distribuiu chaveiros e adesivos aos primeiros internautas que se cadastraram.

‘TWITTADAS’
Um dos seguidores do time francano no Twitter é o estudante Diego Alexandre Marangoni. Desde 2005, ele é sócio-torcedor do Franca Basquete. Marangoni acessa o microblog diariamente. "Sempre entro para acompanhar as notícias e os resultados das equipes adversárias". O uso é irrestrito. O assunto basquete, uma constante. Uma das ações preferidas é eleger os melhores jogadores após uma partida. "Depois dos jogos troco mensagens com outros torcedores comentando a atuação da equipe", afirmou.

O Franca Basquete também é seguido atletas como Coloneze, hoje no Flamengo, e o ala-pivô Túlio Yamasita, atualmente estudante e jogador de basquete nos EUA. O narrador Roby Porto, que trabalha no canal Sportv, também acompanha as "twittadas" do Franca Basquete.

Gabriel Ciciliani
da Redação

http://www.comerciodafranca.com.br/seliga/materia.php?id=49122

Um comentário: