segunda-feira, 5 de outubro de 2009

História da Torcida Dus Infernu

07/07/2005. Hélio Rubens Garcia retorna à sua terra natal onde conquistou tantos títulos, seja como jogador, seja como treinador.

Todos os meios de comunicação da cidade, da Região e do Estado noticiam o fato. A torcida do Franca Basquete fica esperançosa, certa que os bons tempos estão de volta. Na internet, no site de relacionamentos Orkut, não é diferente. Vários torcedores super animados com a volta do melhor técnico do Brasil.

Interessante saber que, apesar de estarem ali reunidos naquele meio virtual e terem a mesma paixão, poucos se conheciam pessoalmente. Aproveitando o ensejo da possibilidade dos bons tempos retornarem, alguns desses torcedores começaram a tirar a amizade e contato do plano virtual para levá-lo ao plano real. Histórias para contar foi o que não faltou, afinal, quantos jogos emocionantes, quantos jogadores fantásticos cada um não presenciou. Daí surgiu uma idéia: por que não criar uma “Torcida Organizada” para apoiar e levar pra frente ainda mais esse novo projeto? Assim, por volta de setembro de 2005 surgiu a “Torcida Tradição”, presidida à época por Sheila Silva, que começou a agitar o Poli; uniformizados, com bandeirão e tudo. O nome era meio provisório, já que o campeonato estava para iniciar.

E assim foi: a “Tradição” acompanhou o time no Poli e também em jogos em Ribeirão Preto contra o até então poderoso COC/Ribeirão. Para os participantes da Torcida isso tudo era uma grande diversão e fonte riquíssima de novos contatos pessoais. Já era mais que uma Torcida, era um grupo de amigos.

Não conseguimos chegar à final do Paulista, mas o entusiamo continuou no Nacional, e o pessoal começou a se aglomerar atrás do banco do adversário do Poli, para “infernizar” o adversário. O grupo vinha crescendo e surgiu a idéia de dar continuidade no que a “Torcida Tradição” tinha iniciado com tanto sucesso. O grupo de amigos era o mesmo, mas o nome da Torcida, em meados de 2006, era “Dus Infernu”, isso idealizado principalmente pelo João Caminotto e Marco Aurélio Quirino, Juliano Henrique e Dody.

De lá para cá várias caravanas para Ribeirão Preto, Araraquara, Limeira, São Caetano, São Paulo, Uberlândia, Brasília. Muita história para contar. Uma camiseta nada convencional: cor de laranja! Olhos se viram para acompanhar esse grupo passar. Gritos de guerra para atrapalhar o adversário e incentivar o glorioso Franca Basquete. Enfim, muita alegria!

Uma torcida fanática e ao mesmo tempo irreverente. Uma torcida que causa a ira de alguns adversários, mas que também causa boas risadas em alguns. Essa é a “Torcida Dus Infernu”! Mais que uma torcida; um lugar para se ter mais amigos, um lugar para se discutir e torcer muito para o Franca Basquete, um lugar para simplesmente ter o básico do esporte: se entreter e ser feliz.

E para entrar nessa Torcida que é mais que uma torcida não precisa de muito: basta ser fanático pelo Franca Basquete, gritar muito e, se quiser, sentar atrás do banco do adversário... isso até quando couber gente lá!


Carlos Henrique Gonçalves

10 comentários:

  1. parabens por este blog do torcida dos infernos e vamos add ai galera !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estava msm precisando!!! Agora vamos, a cada jogo, postar fotos, relatos, resultados e tudo sobre o nosso Franca Basquete e a nossa tão amada e odiada TDI!

    ResponderExcluir
  3. Falou TUDO, João...
    Temos que nos revezar aqui no blog par adeixar atualizado SEMPRE... pelo menos uma vez a cada dois dias, ok?
    Precisando de ajuda podem contar...

    ResponderExcluir
  4. Isso ae Dieguim!
    Parabéns a todos da Dus Infernu!

    Abraços

    Josinei - Torcida Fúria Bauru
    http://torcidafuriabauru.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahh ficou muuitoo legal e lindo o blog..parabéns..vamoo que vamo TDI!

    ResponderExcluir
  6. Essa torcida é um exemplo vivo d q qdo nos juntamos em razão d um mesmo ideal, o sucesso é garantido, pq a união sempre fez e fará a força e toda a diferença! Parabéns a todos!! Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Parabens ae pro blog da dos infernus, nao faco parte, mas mantenho relacoes cordiais com Joao, Marco, Dieguim, Taci, Rafa, Thais, B5, Juliano, Susy, kell... e sou amigo do Carlos, Sheila, Cassio e Bazalha. Soh queria deixar registrado aqui q nao concordo com parte do texto do meu amigo Carlos, portanto, vou retificar essa parte para evitar injusticas e inverdades. A torcida tradicao foi fundada em setembro de 2005, por Sheila, Renato, Carlos, Pexero e Danilo (inicialmente) Cassio e Taci (posteriormente). Fizemos bandeirao, tivemos apoio de jornal e Radio, destaque na tv, distribuimos camisetas de graca pelo poli... Tudo ia muito bem, novos integrantes iam se aproximando, destaque para Joao e Marco. Eles chegaram a fazer parte da tradicao por uns meses, ajudaram a organizar excursao e tudo, mas alegando nao gostarem do nome da torcida e do lugar em que sentavamos, perto do "amado" serginho braco que nao cai (sentavamos ali pq eh o melhor lugar em relacao a visibilidade, retorno de midia p patrocinador e plastica do espetaculo) se afastaram e criaram a dus infernos. foram alguns meses em que as duas torcidas existiram paralelamente, ao mesmo tempo, mas sem disputa, cada um na sua. A dus infernos ja tinha ate camiseta. Dai a Sheila, Carlos, Taci e Cassio resolveram sentar junto com os dus infernos, cada um com seu uniforme, para dar mais volume. Eu e o Danilo nao concordamos mais fomos junto, o pexero ja estava afastado. O lugar era atras do banco adversario. alguns meses depois eu me mudei de Franca e a Tradicao ficou nas maos da Sheila, Carlos, taci e Cassio ja tinham se afastado e aderido a dus infernos, o Danilo, voto vencido como eu, voltou para nosso lugar original. A distancia, eu fui percebendo q a Sheila havia tb se juntado a dus infernos. Entao decidi junto a ela q mantivessemos a tradicao em stand-by ate que eu voltasse, para enfim, vermos o que fazer. Enfim... Essa eh a verdadeira historia, desejo sorte a Dus Infernos, mas a tradicao nao soh nao tem nada a ver com a dus infernos como ainda existe, na verdade existe um projeto, e provavelmente em 2010, a primeira torcida do franca basquete retomara as atividades. Mas desde ja declaro a Tradicao e a dus Infernos torcidas co-irmas, amigas, nada de rivalidade. Vida longa ao Blog!!!

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo q não me manifesto a respeito da existencia da Tradição e da Dus Infernu... Como bem disse o Renato a Tradição ficou em minhas mãos e eu a geri durante meses SOZINHA... teve uma época em q a Tradição organizava as viagens mas quem usufruia era a TDI, e eu sempre achei isso legal! Sempre fiz com muito prazer pois o FBC era e ainda é a minha grande paixão! O meu maior divertimento!
    Mas quero deixar registrado aqui q a Tradição entrou em Stand by por uma guerra de vaidades que começou a existir por conta da visibilidade q as organizadas estavam tendo. JAMAIS quis os holofotes em mim, JAMAIS quis ser mais do q nenhum dos outros membros de qualquer uma das duas torcidas!
    Não tive forças pra lutar contra a vaidade dos outros e abri mão da Tradição como A organizada do FBC e gostaria de me desculpar perante as pessoas q a confiaram a mim.
    A TDI cresceu e a vaidade continuou existindo a ponto de eu ouvir de amigos meus q a TDI não trabalha pro FBC e por isso eles não podem sequer ajudar a carregar as bandeiras no final do hino... bom isso é pessoal, mas precisava deixar registrado tb minha impressão...

    Depois disso passei por momentos q jamais pensei q pudessem existir, qdo a minha paixão pelo FBC foi usada por pessoas de indole duvidosa para me difamar e tentar usurpar o q eu conquistei com anos de presença certa no poli! E a parte boa é q essas pessoas se diziam muito TDI mas... quem continua no poli sou eu e outros TDIs... já eles...

    Quero dizer q no dia q o projeto de revitalização da Tradição sair do papel, ficarei com a alma dividida, mas acima de tudo sou FBC de coração, corpo e alma! Quem sabe um dia a vaidade de uns e outros cai por terra e finalmente o FBC tenha a ORGANIZADA q merece! Q respeita os adversários mas q consegue ter estrutura pra conquistar o R$ pra abrandar os gastos da galera nas excursões!

    É isso! Vida longa ao FBC pra q possamos manter a Organizada ou as Organizadas!!!

    PArabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  9. Não carrego msm bandeira pq não trabalho pro Franca basquete. Durante mto tempo fiz isso e o que eu ganhei???? Nada. Só a arrogancia das pessoas que lá trabalham. Não carrego e não vou carregar, vou ao Póli torcedor pro maior amor da minha vida e não pra ficar carregando bandeiras.
    E de verdade? Só espero não ver a TDI servindo de escada pros outros por aí... eu vou ser TDI até a morte, mesmo que desça a torcida "DEUS" eu estarei na TDI como sempre estive... E já que estamos nos expondo aqui, eu quero aproveitar então pra dizer, que se todo membro que tiver uma desavença pessoal com outro membro jogar isso em cima da Torcida, não merece estar nela. Quem é TDI é TDI acima de tudo.

    Quanto tempo eu fiquei sem sequer olhar na cara do Marco, mais de ano... E por acaso alguns dos dois deixou de sentar da TDI e foi sentar em qquer canto??? Jamais... Porque? Porque não somos hipócritas, porque amamos de verdade a TDI e sempre estivemos e estaremos lá!

    E nada, nada vai derrubar a TDI, nem quem ta saindo dela... nem que eu tenha que ficar ali sentado com a minha laranjinha sozinho!



    A ULTIMA COISA QUE A TORCIDA DUS INFERNU PRECISA É DE INTRIGUINHAS... QUEM SABE AGORA ELAS ACABAM, NÃO????

    Sem mais.

    ResponderExcluir